sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

6 estratégias simples para turbinar a sua autoconfiança



Em 22 anos de mercado, conheci muita, mas muita gente autoconfiante. Nenhuma dessas mulheres e homens, no entanto, nem aqueles considerados “o topo da cadeia”, manteve-se 100% confiante todos esses anos, estivesse no melhor cargo, recebendo o melhor salário e os mais rasgados elogios. Fraqueza? Nada disso. Vida real. 

Com períodos distintos de elasticidade, vi esses mesmos profissionais se deparar com momentos críticos, de profunda desilusão. 

A autoconfiança vive em trânsito. Pode durar longos extratos de uma vida, meses ou semanas, mas nunca – nunca – está 100% sob nossas rédeas. Altos e baixos são inerentes a ser um humano e lidar com eles é fundamental para todo profissional, de qualquer idade ou segmento, que almeje conquistar objetivos materiais ou imateriais. 

A boa notícia é que a autoconfiança pode ser aprendida, é praticável e dominável: quanto mais for exercitada, maiores as chances de ela se estender por longos períodos. 

Um profissional autoconfiante se arrisca, se interessa e “se mexe” mais. Logo, vê crescer exponencialmente as suas chances de colher frutos maduros, coloridos e saborosos. 

Aqui estão 6 passos para restabelecer a sua autoconfiança, em caso de turbulência de voo. Mas guarde: só a turbulência não derruba o avião:

1. Breque toda negatividade

Pessoas negativas, que trazem histórias negativas, são as primeiras a ser riscadas do seu caderno. Além de não ajudar em nada num período desses, se alimentam de sua baixa energia para ter o que dizer por aí. O mesmo funciona para todos os temas que te puxam para baixo. A negatividade é um círculo perigoso.

2. Compare-se apenas a si

Sempre haverá alguém mais bem sucedido, bonito e bem vestido do que você. Assim é a vida. Comparar-se, portanto, com alguém que teve uma outra história, oportunidades, sortes e azares é, no mínimo, infantil. A única comparação justa e inteligente a ser feita em qualquer situação (e em qualquer tempo) é de você com você mesmo.

3. Aja positivamente

Até nisso, o universo foi sábio. Distribuir sorrisos, gentileza e generosidade – que voltam como bumerangue – é uma das poucas certezas boas da vida. Não é o caso de sair por aí dando bom dia às paredes, não, mas viver com leveza injeta um ânimo poderoso nessas horas, abre conversas e até oportunidades. Mudança imediata. 

4. Esteja sempre impecável

Fazer as pazes com o espelho está entre os principais mandamentos da autoconfiança. Cuidar dos cabelos, escolher uma roupa que lhe caia bem e uma eventual maquiagem devolvem a autoestima e podem conquistar elogios preciosos em tempos tristes, como esses. Cuidado: se arrumar não significa gastar milhões em compras. É se tratar bem.

5. Celebre pequenas vitórias 

Festeje, festeje e festeje. Parece pouco, todavia durante uma maré de baixa autoestima, qualquer sabor faz diferença. Aceite os cumprimentos pelo que conseguir, ainda que te pareça pouco, e parabenize a si mesmo por pequenos avanços e conquistas. Tente se recordar da quantidade de vezes que performou em algo, sem jamais desfrutar. 

6. Se faça a mesma pergunta

“Se eu não acreditar em mim, quem vai acreditar?” Frase antiga, batida, e a maior das verdades. Experimente passar o sentimento contrário, de desconfiança em seu próprio taco, em um ambiente de trabalho, e sua duração ali será mínima. Aceitar que a vida são fases faz estes períodos passar mais rápido. Aumenta a fé.

Ninguém retoma a autoconfiança perdida do dia para a noite. Leva tempo e, muitas vezes, necessita de ajuda profissional. Resume-se, porém, em dar o primeiro passo. E nisso só existe uma pessoa que pode fazê-lo: você.

Como você lida com esses momentos? Divide aqui com a gente.

***

Marc Tawil

Jornalista, radialista e escritor. Nº1 Top Voices LikedIn. Dirijo a Tawil Comunicação, agência de comunicação corporativa que fundei em 2010, em São Paulo. Sou vice-coordenador da Comissão de Comunicação & Marketing da Câmara de Comércio França-Brasil, conselheiro executivo do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, conselheiro consultivo do Grupo Comunique-se, conselheiro consultivo do Adus | Instituto de Reintegração do Refugiado e 1º Embaixador Corporativo do Cabify Empresas no Brasil. Sou colunista dos portais Transformação Digital e Comunique-se e editor-chefe do Plikko!

***




Nenhum comentário:

Postar um comentário