segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nem toda mulher quer ter filhos. Qual o problema nisso?

Conheço algumas mulheres que não desejam ser mães e isso  realmente nos choca, mesmo tentando parecer que não e agindo como se fosse normal  acabamos julgando, e tentando entender o por que. Lendo notícias achei esta matéria bem interessante que trata do assunto. Compartilho com os amigos.

Quando crianças, aprendemos que o ciclo da vida é simples: você nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre. Esse é o ciclo de vida dos animais. Irracionais. E é seguido como se nós, animais racionais, não pudéssemos questionar esse passo a passo.
A questão é que nem toda mulher, ou homem, quer ter filhos. E isso não deveria ser um problema. Ser mãe é uma decisão importantíssima e séria. É algo para a vida inteira e requer tanto empenho, dedicação, trabalho árduo e boa vontade que não pode ser feito sem a certeza plena de que você quer aquilo.
Quando crianças, aprendemos que o ciclo da vida é simples: você nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre. Esse é o ciclo de vida dos animais. Irracionais. E é seguido como se nós, animais racionais, não pudéssemos questionar esse passo a passo.
Mas aí a sociedade cobra. E sempre pelos motivos mais estranhos e irracionais. É como se pensar por si só, respeitar suas vontades e necessidades fosse uma ofensa ao mundo. Não é. Ninguém tem a obrigação de reproduzir, não é como se a raça humana fosse ser extinta. A pressão para dar o “próximo passo” não deveria existir e é responsável por manter muita gente infeliz.
O papo de que toda mulher tem instinto maternal, então,é uma grande mentira. Somos uma construção social. O instinto materno até pode ser forte em algumas de nós, há pessoas que gostam de cuidar do outro, mas isso não é algo inerente à mulher. Nasceu mulher, tem instinto maternal. Nada disso. Cada mulher é única e nenhuma de nós deve seguir os padrões contra sua vontade própria.
“Mas vocês são um casal tão bonito, é uma pena não ter filhos”
Casais bonitos sofrem com essas perguntas, ainda mais se forem famosos. É como se guardar a beleza apenas para eles fosse um crime contra a sociedade. E as pessoas se esquecem de pensar em todo o esforço que os pais fazem na criação de um filho. Se é apenas por beleza, pinte um quadro, faça um ensaio fotográfico e mortalize sua bela imagem.
“Quem vai cuidar de você quando você envelhecer?” 
Quando alguém fala que ter filhos é importante para que você não ficar sozinha ou ter quem cuide de você no futuro quero apenas chorar – imagino que quem não quer ter filhos tenha vontades piores. Quem vai cuidar de você? Uma enfermeira, talvez. Ou você mesma, caso tudo dê certo e você envelhece sem traços de demência. Filhos não são serviçais.
“Você não se acha egoísta?” 
Depois dos argumentos sobre deixar o planeta mais belo e ter um enfermeiro grátis quando envelhecer, você ainda precisa ouvir o argumento de que seria egoísta. Pois é, você é o problema e não quem tem filhos para o prazer do outro ou trabalho gratuito.
Não ter filhos é uma decisão consciente e ninguém é egoísta por isso. Você é apenas verdadeiro e sabe e respeita seus desejos e vontades.
“Você não quer ter uma família?” 
O conceito de família é diferente para cada pessoa. E não é difícil entender e respeitar isso. Um casal é uma família. Uma mulher com diversos filhos é uma família. Um casal gay é uma família. Um homem com diversos filhos é uma família. Um casal gay com filhos é uma família. Foi-se o tempo em que família era aquela que aparece no comercial de margarina: papai, mamãe e filhinhos. Família são as pessoas que você escolhe ter sempre por perto, que ama incondicionalmente e sentem o mesmo por você. E para isso não é necessário nem laço sanguíneo.
“Qual o sentido, então, de estar em um relacionamento?”
Estar com a outra pessoa. O sentido de estar em um relacionamento deve ser sempre o mesmo: estar com o outro. Qualquer coisa que não seja isso é questionável.

Fonte:  https://br.mulher.yahoo.com/blogs/preliminares/nem-toda-mulher-quer-ter-filhos-qual-o-095655955.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário