Um artigo publicado na revista
Forbes lista as maiores lições que o fundador da Apple, Steve Jobs, pode
ensinar sobre carreira, negócios e vida pessoal. Você sabe quais são elas?
Confira abaixo.
1. Ame o que faz
Jobs era cercado de coisas que
ele amava: sua empresa, seus produtos e até as pessoas com que trabalhava.
Claro que ele se tornou um bilionário ao longo do tempo (e como não amar
isso?), porém, a questão é ter insistido em uma paixão.
“Nós todos temos maus empregos,
seja por um ponto ou outro. Mas a grande questão que você tem que se perguntar
é: estou no trabalho certo? Eu encontrei o que quero fazer para o resto de
minha vida? É esse o grupo de pessoas com quem quero trabalhar?”, questionou o
autor da publicação, Eric Jackson. “Se predominarem as respostas negativas,
tenha coragem de fazer uma mudança o mais rápido possível. A vida não dura para
sempre, como nós mesmo vimos com Jobs. Comece a construir seu caminho agora”.
2. Não tolere palhaços ao seu
redor
Durante sua vida, Steve tinha um
senso detector de palhaços. Ele não deixava pessoas desse tipo se proliferarem
em suas empresas. Por que? Steve acreditava que pessoas que faziam piadas sobre
tudo, não levavam nada a sério e até passavam do limite: não conseguiam tomar
decisões que não fossem “de palhaços”. “Palhaços contratam palhaços. Não deixe
que eles se enraízem em torno de você”.
3. Você não pode fazer tudo
sozinho
Entre a primeira e segunda vez
que Jobs comandou a Apple, ele se tornou um chefe muito melhor. Ele aprendeu
que não dá para carregar tudo nas costas, inclusive em sua carreira. Você
precisa de pessoas talentosas e inspiradoras. O mais importante: elas devem ter
a oportunidade de ter sucesso por conta própria, não ser apenas seu fantoche.
“Você deve aprender a ser um
grande líder e gestor de pessoas, se quiser ver suas ideias e trabalho tendo
impacto sobre o mundo”, resume Jackson.
4. Se você quiser vender algo, se
coloque no lugar do comprador
A Apple era especial para Steve,
e não porque ela proporcionava muito dinheiro, mas porque ela era do jeito que
ele amava. Seus produtos sempre foram os melhores que ele poderia imaginar, e
não é à toa que muitas pessoas pensam igual. Isso não vem apenas do marketing
da empresa, mas porque o consumidor se identifica e gosta do produto. Como Jobs,
acredite no seu produto ou serviço, tente se apaixonar por eles. Se você não
conseguir, reveja se eles são bons para seu público.
5. Seja o melhor de sua área, mas
não seja tão inacessível
“Uma das coisas que aprendi com
Steve foi que ele produzia tecnologias tão surpreendentes, que até seu custo
valia a pena. Os produtos da Apple são caros para muitas pessoas, mas quem
compra, adora", disse a publicação. Um iPhone, por exemplo, é utilizada
tanto pela classe média, quanto pela classe alta. O diferencial da Apple não é
exclusividade, mas sim a experiência do consumidor.
6. Se você não vence a competição
no jogo, mude as regras
Quem iria trocar o mp3 e músicas
grátis por um iPod que obrigava seus usuários a pagarem pelo que ouve? Os
smartphones tinham teclados físicos, como do BlackBerry, Palm Treo e até o
Android, do Google. Mas, a Apple lançou algo totalmente diferente com a
tecnologia touch. Jobs revolucionou mercados que ninguém acreditava que poderia
liderar, passando por gigantes como Samsung, Dell e Google.
A maior lição disso é que não há
jogo que você não possa vencer, basta pensar diferente e mudar as regras do
tabuleiro.
7. Não brinque com sua saúde
Além das lições de liderança,
criatividade e de negócios, é impossível não falar sobre as lições que Jobs
pode ensinar sobre saúde. “É ótimo celebrar o que Jobs fez em sua vida e
aprender com ele, mas o fato é que ele não está mais aqui. E ele provavelmente
ainda estaria se tivesse tratado agressivamente seu câncer, como seus médicos
sugeriram quando descobriram a doença. Em vez disso, Steve utilizou um monte de
terapias naturopáticas que não eram eficazes”.
Quando ele finalmente seguiu os
conselhos médicos, muito tempo já tinha se passado para salvá-lo. Cuidar da
mente é importante, mas ter saúde para seguir em frente é essencial.
8. Não se acomode com o sucesso
A Apple demorou 10 anos para
liderar as vendas de celular. E, uma vez que chegou ao topo, muitos achavam que
Jobs e os executivos da Apple poderiam descansar e aproveitar sua fortuna e
sucesso profissional. A Apple não fez nada disso. Pelo contrário, continuou
trabalhando duro visando conquistar outros mercados.
9. Não tenha apenas um embrulho,
mas também uma apresentação
Steve Jobs foi quase mítico
quando o assunto era a apresentação de um produto. Críticos da Apple não
gostavam disso, pois alegavam que Jobs lançava uma espécie de feitiço sobre as
pessoas. Mas, em vez de apenas criticar, por que não aprender com ele? Uma boa
apresentação causa ótimas impressões. Invista nisso em sua empresa ou carreira.
10. Você faz um trabalho que se
orgulharia em mostrar a seus amigos e familiares?
Lembra da primeira lição de Jobs?
Além da paixão, você também precisa ter orgulho do que faz. Uma das máximas da
Apple é testar seus funcionários sobre seu trabalho: você se orgulha do que
está fazendo? Falaria bem dele para seus colegas e familiares?
Essa é uma ótima maneira de
motivar seus subordinados, pois seu foco muda da empresa para o trabalho do
funcionário. Será que o problema não pode vir de você? Isso serve tanto para a
vida pessoal quanto profissional. Afinal, ao chegar em casa, você se orgulha do
que fez ao longo do dia?
Fonte:
http://br.financas.yahoo.com/noticias/10-li%C3%A7%C3%B5es-steve-jobs-ajudar-161510481.html
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