sábado, 10 de outubro de 2020

Precisamos perceber os sinais


As vezes nós que somos pais não percebemos, mas precisamos ficar atentos, todo excesso, mudanças radicais e repentinas provavelmente está ligada à algo que falta, ou algo em desequilíbrio. É importante estarmos atentos  aos sinais e em nossas ações.





 

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Auto perdão..

Precisamos praticar mais isso e nos cobrar menos, isso pode fazer toda a diferença em nossa vida.



 

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Você sabe o que é Outubro Rosa?

 

          Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

          O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

          Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

        De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

História

       O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

         O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

            A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

       A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

#LaçosQueAbraçam


Fonte: https://www.roche.com.br/pt/por-dentro-da-roche/voce-sabe-o-que-e-outubro-rosa.html

domingo, 27 de setembro de 2020

Dia Nacional de Doação de Órgãos - 27 de Setembro

 

              Para divulgar a doação de órgãos no Brasil, o dia 27 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional de Doação de Órgãos. O grande objetivo da passagem da data é levar informações sobre a doação de órgãos para a população brasileira e conscientizar as pessoas sobre a importância desse ato de amor e solidariedade.

Setembro foi escolhido como o mês em que a campanha pela doação de órgãos é ainda mais intensificada no Brasil. E o objetivo desse grande trabalho de conscientização é um só: ajudar milhares de pessoas que aguardam na fila de transplante. No Brasil, cerca de 34 mil pessoas estão esperando por um órgão.

 

Então vamos falar de doação? 

 

No Brasil, para ser doador de órgãos é preciso conversar com sua família e manifestar o seu desejo de doar. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a doação só pode ser realizada depois que a família do doador autoriza o procedimento. É possível doar rim, fígado, coração, pâncreas, pulmão, córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Infelizmente, cerca de metade das famílias recusa a doação, atitude que aumenta ainda mais o tempo de espera por um transplante.

 

Doadores vivos podem realizar a doação de rim, parte do fígado e da medula óssea. E no caso da medula óssea, para ser doador, basta procurar o hemocentro da sua cidade e realizar o cadastro. Durante o processo, será coletada uma pequena quantidade de sangue (10mL) e será preciso apresentar o documento de identidade.

 

Após a coleta, o sangue é analisado por um teste de laboratório que identifica suas características genéticas para que possam ser cruzadas com os dados de pessoas que precisam de transplantes. Quando há uma possível compatibilidade, o doador será chamado e consultado para decidir se quer realizar a doação ou não.

 

Confira abaixo as especificações do Ministério da Saúde para doação:

 

Doador vivo: qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que o ato não prejudique sua própria saúde. Ele pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. De acordo com a lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Pessoas que não são parentes podem realizar a doação somente com autorização judicial.

 

Doador falecido: Paciente com morte encefálica, geralmente vítima de catástrofes cerebrais (traumatismo craniano ou derrame cerebral).

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

 

Transplante Pulmonar

A Fibrose Cística é a terceira condição que mais encaminha pacientes para o transplante pulmonar, que pode ser tanto na modalidade intervivos como de doador cadavérico. Atualmente apenas três centros estão habilitados para o transplante pulmonar: A Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre, pioneira no procedimento na América Latina, o InCor em São Paulo, que tem o maior número de transplantes realizados no país, e o Hospital de Messejana em Fortaleza.

 

Para poder ser transplantado, o paciente com Fibrose Cística precisa ser encaminhado do seu Centro de Referência para uma equipe de transplantes de um desses hospitais. Para isso, são verificados uma série de requisitos clínicos, sociais e psicológicos, o paciente passa por um processo de reabilitação e aguarda por um órgão compatível.

 

Fonte:1: Ministério da Saúde

Sie: https://unidospelavida.org.br/doeorgaos/

 


domingo, 30 de agosto de 2020

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Reflexão de Platão



E Você? Aceita tudo sem questionar? Reflete no que estão falando, consegue fazer uma análise  das verdadeiras intenções por trás de cada palavra dita ou ação realizada?
Não deixe sua vida ser conduzida por caminhos que não foi você que escolheu.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Essa gente velha....

 Recebido pelo Watsapp. O audio não está com muita qualidade mas mesmo assim, vale a pena assistir.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Evanescence - My Immortal (Legendado)


A música não é sobre suicídio e embora o Evanescence tenha várias letras que falam de lidar com a morte, inspiradas no trágico fim que teve a pequena irmã da Amy Lee de 3 anos de causa desconhecida.
"My Immortal" foi escrita pelo Ben Moody, ex-integrante da banda. A música é cantada sob a perspectiva de uma pessoa que foi deixada para trás, em vida, por alguém que amava, que a assombra com sua presença. Ela quer que a pessoa que se foi siga em frente para o além e a deixe viver.

domingo, 26 de julho de 2020

50 países cantam à Deus na luta contra o Covid-19


           Precisamos  refletir nestes momentos e o que Deus nos mostra a cada momento. Não importa a cor, raça, classe social, país rico ou pobre, todos somos vulneráveis da mesma forma.
A pandemia despertou ações de solidariedade pelo mundo todo, precisamos disso, mais paz, amor e fraternidade.


sábado, 4 de julho de 2020

O que será que nos espera?

Diante de tantas coisas ocorrendo, realmente essa imagem traduz a situação... o que nos espera nessa porta.

Mas vale a reflexão, estão acontecendo tragédias diversas  mundo a fora, será que existe uma razão pra isso?


terça-feira, 30 de junho de 2020

quarta-feira, 24 de junho de 2020

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Corrente do bem

        Todos podemos fazer a diferença  na vida de alguém.

Fonte:  https://youtu.be/N9Jm58q4ZqU

Diga NÃO as diferenças sociais.!!

                    

        Entre diversas conquistas, Mandela lutou ativamente contra o regime racista do Apartheid, na África do Sul, e foi o primeiro presidente democraticamente eleito no país, em 1994. A eleição que o fez presidente também foi sua primeira oportunidade de votar na vida.

         Ele deixou o poder em 1999 e seguiu trabalhando ativamente pelos direitos humanos e contra o racismo. Mandela morreu em dezembro de 2013, em sua residência em Joanesburgo.

       Junto com a Fundação Nelson Mandela, a ONU incentiva todos nós a dedicarmos nosso tempo para ajudar outras pessoas, como forma de homenagear vida de Madiba que foram dedicados a ajudar o próximo.

             
Racismo estrutural. Você conhece o significado dessa palavra??
    
       É a formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudica outros grupos de modo consistente e constante causando disparidades que se desenvolvem entre os grupos ao longo de um período de tempo.

       O racismo social também foi chamado de racismo estrutural, porque, segundo Carl E. James, a sociedade é estruturada de maneira a excluir um número substancial de minorias da participação em instituições sociais.

O think tank Aspen Institute define o racismo estrutural como: “Um sistema no qual políticas públicas, práticas institucionais, representações e outras normas funcionam de várias maneiras, muitas vezes reforçando, para perpetuar desigualdade de grupos raciais identificando dimensões de nossa história e cultura que permitem privilégios associados à “brancura” e desvantagens associadas à “cor” para suportar e adaptar ao longo do tempo. O racismo estrutural não é algo que poucas pessoas ou instituições optam praticar mas uma característica dos sistemas sociais, econômicos e políticos em que todos nós existimos.

        O termo foi desenvolvido em parte para ajudar as pessoas que trabalham em prol da equidade racial a enfatizar a ideia de que o racismo na sociedade é um sistema, com uma estrutura clara e com múltiplos componentes.

         Não reproduza as diferenças. Se coloque sempre no lugar do outro. #somostodosiguais


segunda-feira, 8 de junho de 2020

Disturbed - Sound of Silence - Legendado


Nessa música ele começa saudando a escuridão como uma velha amiga pois ele vivia nela...e diz que veio falar com ela pela última vez...pois teve uma visão que lhe despertou de como vivia e agora a luz faz parte de sua vida...descreve o sonho dizendo que andava pelo mundo frio e escuro quando uma luz forte que dividiu o tempo entre dia e noite o atingiu...viu muitas pessoas adorando e admirando essa luz mas reparou que suas palavras não tinham som algum pois eram palavras vãs sem fé e vazias de conteúdo...
Ele tentou alertar as pessoas mas suas palavras também não ecoaram e caíram no poço do silêncio...as pessoas estavam tão iludidas pelo Deus de néon que criaram que não conseguem ouvir, por isso suas palavras caíram no poço do silêncio pois não foram ouvidas...isso acontece na vida real sobre valores, materialismo, uma vida que nada tem para nos ensinar ou fazer evoluir.

Ele relaciona o sonho as palavras que muitas vezes não são ouvidas e caem no poço do silêncio...ele fala que o silêncio é como um cancro que cresce e por isso cada vez mais pessoas estão se afastando de Deus não conseguem ouvir o seu chamado, ele relaciona com a música na parte que cita que sem aviso, um flash que é muito mais forte que a luz do neon, seria no sonho a luz de Deus...
mostrou onde está a verdadeira palavra que são as palavras dos profetas na bíblia... e está escondida nos subterrâneos e cortiços que seriam as casas e igrejas que pregam a palavra de Deus e são sussurradas pois não são todos que as ouvem. (comentário compilado de Milton Henrique)

sexta-feira, 5 de junho de 2020

DANCE ! (Aurélie Tyszblat / Pedro Lombardi)

Versão legendada, vale a pena conferir!!

                                              Fonte: https://youtu.be/8X6AH00krzY

sábado, 30 de maio de 2020

segunda-feira, 25 de maio de 2020

O homem que salvou quase 700 crianças judias dos nazistas

Ele poderia não ter feito nada , mas não conseguiu não se comover com tudo que estava acontecendo, todos poderiam estar mortos..
Assim são nossas ações, muitas vezes podemos fazer alguma coisa e salvar uma vida ou mudar de alguma forma.. mas simplesmente não achamos que é importante ou que vale a pena nos envolver..
Precismos refletir e repensar nossos valores, estamos em um momento de mudanças e análise de uma forma global, nossa vida, conceitos todos transformados de uma forma tão rápida que muitos infelizmente ainda não compreenderam que a nossa ação pode mudar a vida do outro.



segunda-feira, 18 de maio de 2020

Como demonstramos o nosso amor? Eparrame abraços

Estamos isolados vivendo em nossos mundos, cada um sobrevivendo da forma que é possível. Precisamos pensar que muitos a nossa volta precisam  de amor, carinho, estão solitários, sensíveis, o auto cuidado também é fundamental, nos mantermos em equilíbrio emocional para seguir em frente e se for possível praticar o amor ao próximo e vivenciar ações de caridade, esse é verdadeiramente o maior ato de amor que podemos  demonstrar e pode salvar vidas.




#manifestaarteemrede

domingo, 10 de maio de 2020

O dia das mães, sua história e o momento atual


     Este ano  será atípico, infelizmente uma data que sempre se reúnem as famílias com a matriarca para comemorar, mas este ano o mundo chora por famílias e mães que perdem os filhos e filhos que perdem as mães. Fomos surpreendidos por uma situação inimaginável, que afetou mundialmente a economia.  

      Momento que a sociedade luta para se manter em equilíbrio em uma luta desigual entre passar fome ou se expor a um vírus desconhecido que mata em poucos dias, e nos mostra que não importa a cor, raça ou  condição social, todos estamos na mesma situação e não tem nada  fazer a não ser  evitar nos expor ou expor a família para evitar o colapso dos hospitais  e redes de saúde.

   O desesperador é  saber que no Brasil infelizmente,  não existe uma estrutura em situações normais e mesmo com toda articulação entre governos,  infelizmente uma grande maioria não consegue compreender e luta para reabrir comércios e indústrias, mas o número de pessoas na rua  definirá se irão morrer 10 ou 100 mil. Um cenário assustador em nosso país que muitos estados e municípios não possuem saneamento básico, sistema carcerário é filme de terror e não vemos muitas expectativas infelizmente, a projeção é de número assustador de vidas que poderão ser perdidas.

   O vírus é contagiante mas a solidariedade também e anônimos e famosos se reúnem em ações de amor ao próximo. Governos se reinventando e abrindo mão de recursos e impostos direcionando tudo em prol da saúde e das vidas que podem ser salvas.

    O dia das mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos celebrando o dia em família,  meios,  filhos e muita comilança e histórias pra contar. 

      No Brasil, a comemoração é celebrada sempre no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e enviarem mensagens de amor, esse ano os desejos e comemorações serão a distância. 
     Tudo começou na Grécia e Roma antiga.

        Essa celebração teve origem na Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris. Nesses eventos aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como as Deusas Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.
     Com o passar do tempo, essa celebração foi crescendo e adquirindo lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo, em diferentes épocas.
    Na Inglaterra, surge o Mothering Day no século XVII.

      No século XVII a Inglaterra surge como motivadora dos eventos e comemorações em homenagem às mães. Lá a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma e denominado de “Mothering Day”. Desde então, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães.
    MNos Estados Unidos, no início do Século XX, a data como a conhecemos se populariza.

      A celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de Anna Jarvis (1864-1948), uma jovem norte-americana que havia perdido sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905.
    Ann Maria Reeves Jarvis já tinha um trabalho no sentido de valorizar as mulheres que exercem a maternidade e havia fundado em 1858 o Mothers Day Work Clubs, realizando campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil. Seguindo os passos da mãe, sua filha Anna também se torna ativista.
    Com o falecimento de Ann e a enorme tristeza que isso lhe causa, Anna Jarvis inicia então, com o apoio de suas amigas, uma campanha nos EUA a fim de demostrar a importância da figura materna na sociedade.

    Ela deu continuidade ao trabalho de sua mãe e conseguiu fazer com que fosse reservado um dia em comemoração às mães.
    A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914 pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924) e se popularizou pelo mundo, sendo celebrada com muitos presentes, almoços familiares e surpresas.
   Anna Jarvis ficou bastante desapontada ao perceber que o evento havia se tornado comercial, pois foi desvirtuado de seu principal objetivo, que era reunir mães e filhos e celebrar a presença materna.
   Nas palavras dela: “Não criei o dia das mães para ter lucro”, frase que enfatiza sua indignação ante esse fenômeno comercial. Em muitos países, a celebração é considerada uma das mais altas temporadas de lucros e movimentação de consumidores, depois do Natal.
   Enfim, Anna que não mediu esforços para que esse dia fosse oficializado como uma maneira de homenagear todas as mães, com a popularização da data e seu uso mercadológico, lutou por sua eliminação.


O 1º Dia das Mães no Brasil chega em 1932

   No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália.
A data foi implementada em 1932 no governo de Getúlio Vargas, embora já seja comemorada desde 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre.
   Mais tarde, em 1947, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o dia fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
   No país, a data é muito popular e comemorada de diversas maneiras, como eventos especiais e atividades escolares.

   Este ano as famílias irão comemorar distantes, mas devemos celebrar além de tudo a vida.  Que Deus esteja com cada família, que chora  e que sorri,  pois Ele cuida de todos nós e sabe de todas as coisas.

       Parabéns  à  todas as mães,  em especial a minha filha,  que este ano é  sua primeira comemoração e agora passa a compreender a imensidão do significado dessa palavra tão pequena. Com nossos erros e acertos sempre estaremos prontos pra cuidar e dar um colo,  não importa a idade,  filhos sempre serão a coisa mais significativa em nossa vida.


Fonte: da  parte histórica dessa postagem.
https://www.todamateria.com.br/historia-do-dia-das-maes/

segunda-feira, 4 de maio de 2020

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Revendo nossos conceitos


Eu nasci poucos anos depois do fim da última grande guerra, e desde pequeno ouço falar que a
Terceira  Guerra Mundial  provavelmente iria dizimar grande parte da raça humana. Acho que chegamos nela e nem nos demos conta disso. A diferença é que eu, na minha inocência, acreditava que seria uma briga de algum país rico, contra outro país rico, em busca de alguma riqueza maior ainda. Que esses países inventariam bombas terríveis e com toda força bélica iriam demonstrar quem era o mais forte... Errei... Errei feio... 

Descobri que o país mais forte na terceira guerra mundial, não é o que tem mais armas de fogo. Não é o que investiu em força bélica, ou armamento nuclear. O país que vai ganhar a guerra é aquele que soube investir na ciência, na saúde e em sua infraestrutura hospitalar, porque o inimigo não morre com um tiro,  ele  é invisível. Mas, em uma coisa eu estava certa...Muitos vão morrer. Essa guerra está aí para inverter valores.  Veja: o petróleo, sem consumo, não vale nada, não é mais ouro negro como sempre disseram... O ouro hoje é em gel, e transparente... E só serve pra desinfetar.
Shoppings fechados, lojas desertas. Pra que comprar, se ninguém vai ver a bota nova comprada na loja cara logo no lançamento da Coleção outono-inverno?

Carros caros que não saem das garagens. Viagens desmarcadas. A Disney perdeu o encanto e o Donald, dessa vez o Trump, pede para que os americanos fiquem em casa. Em todas as línguas a palavra mais falada é essa mesmo "casa"... Que ganha um novo significado, além de morada vira "abrigo".
A muralha da China não impediu que o vírus se espalhasse. Deixamos todo o trabalho em cima das mesas e de um dia para o outro, tudo parou... Tenho a sensação de que não me despedi de ninguém...Fico  imaginando que eu não posso perder ninguém, nem ir embora desse mundo sem me despedir. 

Será que abracei o suficiente? Será que disse a todos o quanto eu os amo. Não sei... Essa Guerra me deixou sem chão, verdades tão óbvias apareceram e quebraram paradigmas. Precisou que o mundo parasse e o vírus ameaçasse nossa sobrevivência para que os pais percebessem que educação se faz em casa. E que escolas são centros de socialização. Que ensinar não é fácil e que professores são muito mais heróis do que aqueles que o cinema mostra. Que os mitos estão nos hospitais, de  máscaras e sem condições de trabalho e não no Planalto onde a idiotização das pessoas toma forma humana e sem escrúpulos.

Se você aprendeu com a sabedoria dos mais velhos, sorte a sua, o mundo depois desse tsunami será mais jovem, com menos rugas e menos sábio... Ou talvez a sabedoria apareça nesse tempo, desde que ele sirva para entendermos que viagens foram canceladas porque a grande viagem que deve ser feita é pra dentro de nós mesmos. Para que você entenda que o importante não são os custos, mas os valores.

 Que essa guerra sirva pra que você reveja seus conceitos, entenda que rico é o trabalhador, sem ele não existe riqueza. Que sem o homem a natureza é mais feliz e o céu mais azul. Que amigos usam a tecnologia pra se fazer perto e que não existe distância para aqueles que se amam. Que  vencer uma guerra no sofá é uma benção e  está em suas mãos. Sua casa é sua trincheira e na terceira guerra mundial a granada mais perigosa é água e sabão. E quando passar, olhe pra essa quarentena e veja que ela foi apenas o tempo de incubação, que você precisou para renascer. 

                                                                 Cátia Couto.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Precisamos nos transformar..


           O momento que  o mundo todo vivencia  um cenário de mortes em grande escala,  independente de classe social ou nacionalidade precisamos avaliar e olhar pra dentro de nós, quais são nossos valores? Precisamos viver com tanto?

            As redes sociais nos mostram todos os dias pessoas vazias, fúteis que necessitam da aprovação de outros, precisam ser bonitas, maravilhosas e ter uma vida inalcançável.

           Até  quando viveremos com essa sociedade? Vidas irreais, personagens...
Diante de tudo que estamos vendo.. corpos amontoados, carregados em caminhões.. valas.. crematórios, famílias devastadas...

           Fica aqui o apelo a reflexão..

terça-feira, 28 de abril de 2020

A Disney online, vamos conhecer?



Quantas vezes  sonhamos em ir a Disney? Os recursos e ferramentas tecnológicos facilitam nossa vida,  no aconchego de nossa casa pormos conhecer o mundo. clique no link  para saber mais sobre os parques da Disney

Clique aqui:    Disney online

terça-feira, 21 de abril de 2020

Tédio na quarentena? Veja opções

Se você está com tempo aproveite e assista, mantenha-se saudável, equilibrado, precisamos estar fortes diante de tudo que ainda está por vir.


A gente vai ter que ficar em casa por algum tempo. Não vai mais ter cinema, piquenique no parque, rolêzinho no shopping e, sinceramente, melhor até nem levar a criançada no playground. 

Todo mundo de quarentena dentro de casa para evitar a proliferação do novo coronavírus. E, aí, como se livrar do tédio? Tudo o que a gente vai ter será a TV, o computador e o celular. Parece pouco? Entediante? Imagina só como seria uma quarentena há 30 anos, sem internet, só com rádio, TV aberta e a imaginação.

Ainda bem que temos a internet, já que, por causa do novo coronavírus até a novela das nove vai parar. Sem contar com o futebol e todos os outros esportes que também estão suspensos. Mas nem tudo são más notícias. Abaixo, fizemos uma lista de várias plataformas que estão com conteúdo liberado para nos tirar do tédio

Filmes na SPCine

Se você está curto de grana e, por isso, não tem como assinar um serviço de streaming para assistir filmes e séries, a plataforma SPCine Play vai liberar seu conteúdo gratuitamente por 30 dias. Existem ótimos filmes nacionais por lá, como dos diretores Hector Babenco e José Mojica Marins.

Crianças na Globoplay

Pensando na molecadinha que teve as aulas suspensas e que, por isso, vai ficar em casa, a plataforma Globoplay liberou 30 filmes infantis, além de séries e temporadas antigas de Malhação também por um mês para não-assinantes.Streaming de showsSe você estava ansioso para ir ao show do seu artista favorito, mas ele foi cancelado por causa do novo coronavírus, fique ligado nas páginas oficiais dele nas redes sociais. 

Vários cantores e grupos estão fazendo performances ao vivo em streaming para animar seus fãs. Já rolou show do Coldplay, no exterior, do Leoni, aqui no Brasil, com o sugestivo nome de "O Afeto é um Vírus", e da sambista Teresa Cristina, que se que se apresentou para a mãe no Instagram.

Estão marcados shows do cantor indie Ben Gibbard e da cantora Paula Fernandes. Roberta Sá é outra artista que estás e apresentando ao vivo pelas redes sociais

Para os fãs de música clássica, a Filarmônica de Berlim vai oferecer concertos pela internet, em um serviço que costumava ser pago, mas que estará gratuito até o fim do mês.

E-books liberados.    

Quer ler bons livros, mas a biblioteca da sua cidade fechou? Aproveite que a editora L&PM Editores vai disponibilizar um e-book gratuito por dia. Se bobear, nem vai dar tempo de ler tanto livro até o fim da quarentena.

Histórias contadas

Se acabou seu estoque de historinhas para contar a seus filhos pequenos, vários perfis no Instagram vão fazer esse trabalho por você. 

A curitibana Fafá, do Fafá Conta (@fafaconta) está transmitindo ao vivo todos os dias uma historinha diferente. Emília Nuñez, do @maequele, e Carol Levy, do @carolevy, também. O escritor Luiz Antonio Simas vai ler, todos os dias, um capítulo de seu livros "O Corpo Encantado das Ruas", no Instagram, e já está preparando um curso sobre samba.

Museus online

Se bateu saudades de viajar, é possível visitar museus do mundo inteiro pela internet. O Google tem parceria com mais de 1.500 instituições. É possível ver exposições inteiras e, até mesmo em alguns casos, passear pelos corredores pela plataforma Street View. Só para ter uma ideia, é possível ver alguns quadros do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, do Tate, de Londres, da Galeria Uffizi, de Florença, entre outros.

Zoológico do sofá

Em tempos de quarentena, é possível até mesmo ir ao zoológico sem sair do sofá. O zoológico de San Diego, na Califórnia, tem câmeras ao vivo espalhadas pelo local. Dá pra ver os elefantes, os coalas, os pandas, os tigres, entre outros bichos.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/18/sem-tedio-na-quarentena-sites-liberam-filmes-shows-e-livros-veja-lista.htm