domingo, 23 de março de 2014

O fracasso faz parte da vida

Pode reparar, as pessoas narram mais sucessos do que fracassos. Falam dos trabalhos bem-sucedidos, silenciam sobre os malogrados. Preferem lembrar do excelente negócio e esquecer de uma transação deletéria. Talvez porque associamos o fracasso à coisa ruim e o sucesso à coisa boa.
É como se nos envergonhássemos das situações em que fomos burros, ou passados para trás. No entanto toda biografia, até as dos que nasceram anteontem, apresenta doses consideráveis de erros e autoenganos. Quantas vezes me senti capaz e não fui. Outras, farejei oportunidades que deram em becos. Houve projetos em que acreditei entender tudo e no final não havia compreendido nada.
Ao ler entrevistas com empresários muito ricos, com celebridades do mundo das artes, com prêmios Nobéis, fico sempre aguardando o momento em que eles falarão do que não deu certode uma visão equivocadade um tiro n´água. Em geral, elas e eles não revelam. É tudo sucesso!
Mas, de repente, acontece de alguém ser mais sério e sincero. Chega e conta dos fracassos. Aí é delicioso, porque eu aprendo. É bem mais didático quando o sujeito explica para a gente como o carro atolou na estradinha de lama. E, é claro, como ele saiu. Já um motorista que só narra o exímio piloto que é, não ensina ninguém.
Quem sabe o sucesso seja uma caixinha fechada. Em contrapartida, o fracasso é mais humano. Os cientistas conhecem bem os caminhos do erro, por conta disso vão experimentando até o acerto. O exercício diário de tentar-errar-tentar pode levar anos. E um dia, ou uma tarde, ou uma noite:Eureka!
É justo que a gente procure e encontre o sucesso. Como a felicidade, ele assume várias caras e jeitos.Riqueza, amor, valorização, fama, cama, autógrafo, fotografia, capa de revista, manchete no portal eletrônico, viagem, banheira, veleiro, seguidores.
A questão é quando o sucesso, mesmo depois de fazermos tudo direitinho, não dá as caras. Quero dizer, melhor ir tocando a vida sem se importar muito com ele. Se ele aparecer, será bem-vindo! Mas correr atrás do sucesso de forma obsessiva tem a marca do fracasso.

Fonte:  http://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/adivinhe-quem-n%C3%A3o-veio-130716107.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário