quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Riscos na internet. Orientando para a navegação segura

A internet é tudo e é nada.
É uma imensa biblioteca, ao mesmo tempo em que talvez seja o maior depósito de lixo, ainda que virtual, já criado pela humanidade.
É um universo de informações. É hoje nosso maior "canal de comunicação" entre pessoas e instituições.
Mas, como qualquer espaço público, a internet abriga riscos.
Da mesma maneira que no espaço do chamado "mundo real" existem ladrões, pessoas que humilham semelhantes, caluniadores e difamadores, pedófilos, racistas, encontraremos na internet crimes cibernéticos, violações a direitos humanos, crimes de preconceito, cyberbullying, abuso sexual inclusive contra menores de idade.
Afinal, a internet, embora uma rede física de computadores, é feita pelos seus usuários. A rede é essencialmente as pessoas que se conectam.

Como qualquer espaço, a internet exige aos usuários cuidados, atenção.
Uma preocupação forte hoje, e perfeitamente justificada, diz respeito à necessidade de que  crianças e adolescentes, que se tornam internautas cedo,  sejam orientados para a utilização mais segura da internet.
Uma contribuição para esse uso mais seguro por parte de menores vem da Childhood Brasil, um  braço da World Childhood Foundation, organização -  criada, em 1999, pela Rainha Silvia, da Suécia - para defender os direitos da infância e promover melhores condições de vida para crianças em situação de vulnerabilidade em todo o mundo.
A  Childhood Brasil pulblicou a cartilha "Navegar com Segurança", através da qual oferece dicas e informações importantes para que pais e professores possam ser proativos na prevenção dos problemas decorrentes de um uso descuidado da rede mundial de computadores.A cartilha, que em sua segunda edição já alcançou meio milhão de exemplares distribuídos, está disponível na internet.
Para ver e copiar, gratuitamente, a cartilha basta clicar
aqui.

Postagem original  em:  
http://tdeduc.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário